
MAPA - MUSIC - METODOLOGIA DO ENSINO DE MÚSICA - 53_2025
MAPA - MUSIC - METODOLOGIA DO ENSINO DE MÚSICA - 53_2025
MAPA – Metodologia do Ensino de Música
O universo musical brasileiro é extremamente rico e diversificado, mas, muitas vezes, conhecemos apenas uma pequena parte dessa imensa variedade. De norte a sul do país, encontramos diferentes produções e manifestações culturais, todas moldadas por distintos contextos históricos e influências culturais. Nesse cenário, o cancioneiro folclórico infantil se destaca pela sua grande riqueza rítmica e melódica. Por isso, merece ser valorizado e explorado, não apenas como ferramenta de aprendizado musical, mas também como forma de reconhecer e preservar os bens culturais — materiais e imateriais — que compõem a identidade do nosso povo.
Fonte: URIARTE, L. Z. Metodologia do Ensino de Música. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.
Nossa atividade MAPA possui a proposta de apresentar canções folclóricas infantis, a partir da regionalidade dos nossos estudantes.
Vamos para a prática. Atente-se para as etapas da produção do seu MAPA:
1 — Apresente uma canção do cancioneiro folclórico infantil de sua região, transcreva a letra;
2 — Comente sobre os aspectos musicais da canção escolhida (ritmo, melodia, harmonia, instrumentos, etc.).
3 — Mencione em quais contextos ela costuma ser apresentada (festas, brincadeiras, rituais, escolas etc.).
4 — Disserte, em um texto de 50 a 100 palavras, porque você considera importante valorizá-la e preservá-la, tendo em vista a manutenção da cultura.
5 - Elabore um Plano de aula com a temática: Cancioneiro Folclórico, considerando os alunos do Ensino Fundamental II. Ele deve conter: Série; Tema; Objetivo Geral; Objetivo Específico. Desenvolvimento do Tema; Materiais necessários para a aula; Método avaliativo; Referência.
6 - Realize as etapas e preencha no Formulário MAPA presente no Material da Disciplina.
