
MAPA - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO - 53_2025
MAPA - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO - 53_2025
MAPA - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO - 53_2025
“O lançamento do ChatGPT no final de 2022, como a primeira ferramenta de inteligência artificial generativa (lAGen) de fácil utilização disponibilizada amplamente ao público' e seguida por versões iterativas mais sofisticadas, gerou uma comoção ao redor do mundo e está impulsionando a corrida entre grandes empresas de tecnologia para se posicionarem no campo de desenvolvimento de modelos de lAGen. [...]
De fato, a lAGen tem uma infinidade de usos possíveis. Ela pode automatizar o processamento de informações e a apresentação de resultados em todas as principais representações simbólicas do pensamento humano. Além disso, ela possibilita a entrega de resultados, fornecendo produtos de conhecimento semiacabados. Ao libertar os humanos de algumas categorias de habilidades de pensamento de nível inferior, essa nova geração de ferramentas de lA pode ter implicações profundas para a compreensão da inteligência humana e da aprendizagem”.
Fonte: ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Guia para IA generativa na educação e na pesquisa. Paris, 2024, p. 07. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/articles/guia-para-ia-generativa-na-educacao-e-na-pesquisa. Acesso em: 05 jun. 2025.
As ferramentas de IA generativa são um exemplo de como o avanço da tecnologia pode influenciar diretamente na produção do conhecimento científico. Diante disso, a partir de uma investigação prática das tecnologias presentes no cotidiano e seus impactos sociais, éticos e ambientais, esse MAPA propõe uma análise crítica entre ciência, tecnologia e sociedade. Para tanto, você deve escolher uma tecnologia amplamente utilizada no cotidiano da área do seu curso e elaborar um texto dissertativo-argumentativo, de 20 a 25 linhas, contendo as seguintes informações:
- Qual ciência por trás dessa tecnologia (como ela surgiu);
- Quais os atores sociais envolvidos no seu desenvolvimento e implantação (usuários, desenvolvedores, governos, empresas, etc.);
- Quais os benefícios sociais, culturais ou econômicos promovidos por ela;
- Quais os riscos, controvérsias ou desigualdades gerados por essa tecnologia;
- Como diferentes grupos sociais são afetados (positiva ou negativamente) por essa tecnologia.
- Faça uma análise crítica sobre o uso e os impactos da tecnologia escolhida na produção do conhecimento científico.
Além disso, para uma boa execução da atividade:
- É obrigatório a utilização do TEMPLATE/FORMULÁRIO WORD que está localizado no Material da Disciplina.
- Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores, tanto em aulas ao vivo quanto no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem.
- Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão no Material Extra da disciplina.
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
*Em caso de dúvida, entre em contato com seu professor(a) mediador(a).
