
ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: MARKETING ANALÍTICO E NOVAS TECNOLOGIAS - 53_2025
ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: MARKETING ANALÍTICO E NOVAS TECNOLOGIAS - 53_2025
ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: MARKETING ANALÍTICO E NOVAS TECNOLOGIAS - 53_2025
Kotler e Keller (2012) afirmam que a gestão de portfólio de produtos é essencial para garantir o crescimento sustentável das empresas. Métricas como taxa de experimentação e taxa de canibalização ajudam a entender se os lançamentos estão atraindo novos consumidores ou apenas deslocando vendas dentro da própria linha.
Fonte: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing: A bíblia do marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012.
Com relação às métricas de gestão de portfólio, explique os conceitos de taxa de experimentação e taxa de canibalização, descrevendo como essas métricas auxiliam na gestão de portfólio de produtos e dando um exemplo para cada métrica:
