
MAPA - ANALYTICS MARKETING - 53_2025
MAPA - ANALYTICS MARKETING - 53_2025
O Big Data permite que as empresas coletem, armazenem e processem grandes volumes de dados de forma eficiente, transformando informações brutas em insights valiosos. Segundo Laney (2001), o Big Data se sustenta nos 3Vs: volume, variedade e velocidade. Isso significa que as organizações que sabem interpretar dados em grande escala possuem uma vantagem competitiva significativa, pois podem tomar decisões rápidas e baseadas em fatos (Gartner, 2023).
Fontes: LANEY, D. Application Delivery Strategies. Meta Group, 2001./ GARTNER. Big Data. 2023. Disponível em: https://www.gartner.com/en/information-technology/glossary/big-data. Acesso em: 25 jun. 2025.
Para realizar a atividade, imagine que você é analista de marketing da empresa fictícia EcoMove, uma startup de aluguel de bicicletas elétricas em grandes centros urbanos, e que seu gestor solicitou um relatório que demonstre como a empresa pode usar Big Data para melhorar a experiência do usuário e impulsionar suas estratégias de marketing. Diante disso, faça o que se pede:
1) Cite e explique ao menos 3 dados que seriam relevantes coletar.
2) Explique como esses 3 dados poderiam ser analisados e quais decisões estratégicas poderiam ser tomadas com base nesses dados para melhorar a experiência do usuário e impulsionar as estratégias de marketing.
