
MAPA - LETL - LÍNGUAS ORAIS E LÍNGUA DE SINAIS: ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS - 53_2025
MAPA - LETL - LÍNGUAS ORAIS E LÍNGUA DE SINAIS: ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS - 53_2025
MAPA - LETL - LÍNGUAS ORAIS E LÍNGUA DE SINAIS: ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS - 53_2025
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) desempenha um papel fundamental na luta pela inclusão e no reconhecimento cultural da comunidade surda no Brasil. Sua história é marcada por resistências, avanços legislativos e uma constante busca por espaço nas instituições educacionais e sociais.
A discussão sobre Educação Bilíngue para surdos versus Educação Inclusiva levanta questionamentos relevantes sobre o melhor caminho para garantir a aprendizagem e o desenvolvimento da identidade surda. São muitas as vozes e argumentos que reforçam a importância de compreender as especificidades linguísticas e culturais dessa população. Atenção alunos! Vocês poderão realizar pesquisas em outras fontes para elaboração dos textos.
Assista aos seguintes vídeos antes de responder às questões:
A História da Libras no Brasil
https://youtu.be/Vszmxi_d3QY?si=rHympkvAgDpsf56M
Escola Bilíngue ou Escola Inclusiva?
https://youtu.be/wvFwONJ-kzA?si=m5ZcbaN4Rmij08zw
A partir dos estudos realizados, das reflexões trazidas pelos vídeos e das leituras do livro didático, responda às questões a seguir no formulário padrão disponível no Material da Disciplina:
a) Pesquise no livro didático e em outras fontes confiáveis sobre a história da Libras no Brasil. Destaque os principais marcos históricos, as resistências enfrentadas e a importância da língua de sinais para a construção da identidade da pessoa surda (10 a 15 linhas)
b) Considerando as informações do vídeo “Escola Bilíngue ou Escola Inclusiva?”, discuta os pontos positivos e os desafios de cada uma dessas modalidades educacionais. Reflita também sobre qual modelo oferece mais condições para o desenvolvimento pleno dos estudantes surdos, considerando os aspectos linguísticos, pedagógicos e culturais (10 a 15 linhas).
c) A história da Libras no Brasil revela uma longa trajetória de invisibilidade, marginalização e, mais recentemente, conquistas legais e sociais. Com base no vídeo “A História da Libras no Brasil”, discorra sobre as principais barreiras que a comunidade surda enfrentou ao longo do tempo para conquistar o direito à sua língua (10 a 15 linhas).
d) A escolha entre escola bilíngue e escola inclusiva afeta diretamente o desenvolvimento educacional e identitário da criança surda. Considerando o conteúdo do vídeo “Escola Bilíngue ou Escola Inclusiva?”, explique a importância de uma abordagem educacional que respeite a singularidade linguística dos surdos e o papel da Libras nesse processo (10 a 15 linhas).
ATENÇÃO:
*Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade neste arquivo e em seguida faça o envio. Certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois haverá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
* Para responder às questões, é imprescindível que se atentem as Unidades do livro da disciplina referente ao abordado nesta atividade e assista às aulas conceituais. Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências.
* Formatação: letra Times New Roman ou Arial - tamanho de letra 12 - espaçamento entre linhas 1,5 – alinhamento justificado e demais Normas da ABNT.
* Acesse o Fórum e a Sala do Café, lá foram disponibilizadas orientações detalhadas para realização desta atividade.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem via Fale com o Mediador.
Bons estudos!
