FECHAR

MAPA - LETL - LÍNGUAS ORAIS E LÍNGUA DE SINAIS: ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS - 53_2025

R$0,00
Enviar Mensagem

MAPA - LETL - LÍNGUAS ORAIS E LÍNGUA DE SINAIS: ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS - 53_2025

MAPA - LETL - LÍNGUAS ORAIS E LÍNGUA DE SINAIS: ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS - 53_2025

 

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) desempenha um papel fundamental na luta pela inclusão e no reconhecimento cultural da comunidade surda no Brasil. Sua história é marcada por resistências, avanços legislativos e uma constante busca por espaço nas instituições educacionais e sociais.



A discussão sobre Educação Bilíngue para surdos versus Educação Inclusiva levanta questionamentos relevantes sobre o melhor caminho para garantir a aprendizagem e o desenvolvimento da identidade surda. São muitas as vozes e argumentos que reforçam a importância de compreender as especificidades linguísticas e culturais dessa população. Atenção alunos! Vocês poderão realizar pesquisas em outras fontes para elaboração dos textos.



Assista aos seguintes vídeos antes de responder às questões:



A História da Libras no Brasil

https://youtu.be/Vszmxi_d3QY?si=rHympkvAgDpsf56M



Escola Bilíngue ou Escola Inclusiva?

https://youtu.be/wvFwONJ-kzA?si=m5ZcbaN4Rmij08zw





A partir dos estudos realizados, das reflexões trazidas pelos vídeos e das leituras do livro didático, responda às questões a seguir no formulário padrão disponível no Material da Disciplina:



a) Pesquise no livro didático e em outras fontes confiáveis sobre a história da Libras no Brasil. Destaque os principais marcos históricos, as resistências enfrentadas e a importância da língua de sinais para a construção da identidade da pessoa surda (10 a 15 linhas)



b) Considerando as informações do vídeo “Escola Bilíngue ou Escola Inclusiva?”, discuta os pontos positivos e os desafios de cada uma dessas modalidades educacionais. Reflita também sobre qual modelo oferece mais condições para o desenvolvimento pleno dos estudantes surdos, considerando os aspectos linguísticos, pedagógicos e culturais (10 a 15 linhas).



c) A história da Libras no Brasil revela uma longa trajetória de invisibilidade, marginalização e, mais recentemente, conquistas legais e sociais. Com base no vídeo “A História da Libras no Brasil”, discorra sobre as principais barreiras que a comunidade surda enfrentou ao longo do tempo para conquistar o direito à sua língua (10 a 15 linhas).



d) A escolha entre escola bilíngue e escola inclusiva afeta diretamente o desenvolvimento educacional e identitário da criança surda. Considerando o conteúdo do vídeo “Escola Bilíngue ou Escola Inclusiva?”, explique a importância de uma abordagem educacional que respeite a singularidade linguística dos surdos e o papel da Libras nesse processo (10 a 15 linhas).



​ATENÇÃO:

*Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade neste arquivo e em seguida faça o envio. Certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois haverá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.

* Para responder às questões, é imprescindível que se atentem as Unidades do livro da disciplina referente ao abordado nesta atividade e assista às aulas conceituais. Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências.

* Formatação: letra Times New Roman ou Arial - tamanho de letra 12 - espaçamento entre linhas 1,5 – alinhamento justificado e demais Normas da ABNT.

* Acesse o Fórum e a Sala do Café, lá foram disponibilizadas orientações detalhadas para realização desta atividade.

* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem via Fale com o Mediador.



Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu