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MAPA - NUT - AVALIAÇÃO NUTRICIONAL - 53_2025

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MAPA - NUT - AVALIAÇÃO NUTRICIONAL - 53_2025

MAPA - NUT - AVALIAÇÃO NUTRICIONAL - 53_2025

 

​Tem-se registrado envelhecimento mundial das populações. Esse fato gera maior necessidade em aprofundar a compreensão sobre o papel da nutrição na promoção e manutenção da independência e autonomia dos idosos.

 

 

Fonte: SAMPAIO, L. R. Avaliação nutricional e envelhecimento. Revista de Nutrição, v. 17, n. 4, p. 507-514, out. 2004.

 

A desnutrição, mundialmente, é considerada um dos problemas mais comuns na população idosa, podendo interferir significativamente na evolução da saúde desses indivíduos. A desnutrição proteico-calórica contribui para o aumento da mortalidade, da susceptibilidade às infecções e para a redução da qualidade de vida.

 

O processo de envelhecimento traz consigo modificações fisiológicas, tais como alterações no paladar, alterações digestivas, polimedicação, redução da massa magra e aumento da massa gorda, que contribuem para um estado nutricional de desnutrição. Aliado a isso, têm-se as condições ambientais, entre elas uma alimentação e estilo de vida inadequados, que tornam esse idoso ainda mais suscetível.

 

Fonte: DAMO, C. C. et al. Risk of malnutrition and associated factors in institutionalized elderly persons. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 21, n. 6, p. 711-717, nov. 2018.

 

Nesse contexto, a nutrição desempenha um papel central na prevenção e controle de problemas de saúde. Dentre os nutrientes, a proteína tem importante papel no processo de envelhecimento saudável, pois as pessoas idosas são mais propensas à desnutrição e à resistência anabólica no tecido muscular, ambas relacionadas a níveis insuficientes desse nutriente.

 

Há evidências de que a baixa ingestão de proteínas está associada à redução da massa magra e ao risco de sarcopenia. A sarcopenia é um problema de saúde global crescente, que afeta 5 a 17% dos indivíduos com idade entre 60 e 70 anos e até 50% dos indivíduos com mais de 80 anos. Além disso, está relacionada à ocorrência de quedas, favorecendo a redução da capacidade funcional e qualidade de vida, bem como a maior mortalidade em pessoas idosas. Apesar disso, poucos estudos brasileiros têm focalizado a relação entre a ingestão de proteínas e a saúde na população idosa.

 

Fonte: SOUZA, Â. M. N. de et al. Baixa ingestão de proteínas está associada à mortalidade em idosos brasileiros. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 27, p. e230206, 2024.​ ​

 

Imagine que você é um nutricionista que trabalha em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e atendeu um paciente idoso do sexo masculino na UBS, acompanhado do filho, que relatou que, nos últimos 6 meses, o pai vem apresentando falta de apetite, muito cansaço, falta de energia e teve duas quedas no banheiro, e que, no horário do jantar, só quer chá-mate e bolacha de água e sal, já que refere não sentir muita fome nesse horário. Apresenta baixa aceitação das carnes, feijão, frutas, verduras e legumes, e relatou um emagrecimento em torno de 5 kg, sendo o peso atual = 52,5 kg, altura = 1,72 m, e, ao calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), obteve 17,74 kg/m², classificado como baixo peso, e também está apresentando os seguintes sintomas nos últimos meses: palidez acentuada da pele e das mucosas, dificuldade de cicatrização da pele, queda de cabelo com perda do brilho natural e seco, e no exame físico o nutricionista observou uma diminuição importante de tecido subcutâneo. E os exames bioquímicos solicitados pelo médico indicaram hemoglobina de 11,5 g/dl, hematócrito = 37%, ferritina de 14 ng/ml e VCM e HCM diminuídos.

Com base nos conhecimentos e estudos adquiridos no decorrer da disciplina de Avaliação Nutricional, como está o estado nutricional do paciente? Conforme os dados antropométricos do paciente, qual o diagnóstico nutricional e o que é possível verificar de risco? Lembrando que, para o diagnóstico nutricional, é necessária uma avaliação detalhada.

 

Nesse cenário, é fundamental que o nutricionista tenha em mente a importância de uma anamnese nutricional detalhada para conhecer os hábitos alimentares do paciente, a rotina diária e o estilo de vida. Nesse aspecto, é essencial que o estudante de Nutrição entenda que a alimentação, assim como o comportamento do indivíduo – o qual pode ser modificável – pode ajudar a ter um envelhecimento saudável, qualidade de vida e prevenir as doenças crônicas.

 

Com todas as informações expostas acima, é hora de agir! Pensando que você é o nutricionista da UBS comentada acima e considerando a importância de identificar o estado nutricional do paciente precocemente, com sinais sugestivos de deficiências nutricionais – lembrando que podem ser detectadas nos estágios iniciais com o uso da avaliação nutricional – , assim, para obter informações acerca do estado nutricional do paciente, é fundamental uma adequada análise da história clínica e dos componentes apresentados da avaliação do estado nutricional.

 

Para essa atividade, você deverá realizar a leitura dos Temas 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

 

Com esse objetivo, você deverá analisar, pesquisar e responder a cada item apresentado a seguir. Para fazer um diagnóstico nutricional a partir das informações obtidas na anamnese nutricional, utilize os conhecimentos adquiridos através da leitura do livro da disciplina e reprodução das aulas conceituais e ao vivo. Apresente as respostas de forma sequencial nos locais indicados em seu formulário padrão da atividade mapa:

 

Questões a serem respondidas:

 

  1. A) APONTE o(s) método(s) que você usaria para conhecer o hábito alimentar do paciente, explique o porquê de tal escolha e a importância desses métodos.

    B) EXPLIQUE o que é avaliado em cada método escolhido, bem como suas vantagens e desvantagens.

    C) APONTE quais características devem ser avaliadas pelo profissional nutricionista no exame físico em relação aos sinais e sintomas apresentados pelo paciente quanto ao cabelo, pele e tecido subcutâneo. COMENTE quais seriam as características em condições normais que deveriam ser apresentadas pela paciente em relação ao cabelo, pele e tecido subcutâneo.

    D) EXPLIQUE a partir dos componentes apresentados no caso clínico, de avaliação do estado nutricional (história alimentar, exame físico e medidas corporais), quais são os fatores, doenças ou carências nutricionais associados a tais condições? Exemplo: no jantar o paciente consome chá-mate e bolacha de água e sal representando uma monotonia alimentar, refeição pobre em nutrientes.

    E) EXPLIQUE a partir dos resultados dos exames bioquímicos e os sintomas apresentados pelo paciente qual intercorrência sugerem esta situação? Justifique sua resposta.

    F) APRESENTE 5 orientações nutricionais que você poderia fornecer a paciente diante dos sintomas identificados e expostos acima. (Para auxiliá-lo na resolução desta pergunta indicamos o seguinte material para consulta:

 

Protocolo de uso do Guia Alimentar para a população brasileira na orientação alimentar da população idosa: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolos_guia_alimentar_fasciculo2.pdf

 

OBS.: não se esqueça de responder utilizando o formulário padrão para realização do MAPA disponível em > Material da Disciplina.



ORIENTAÇÕES PARA ELABORAR E ENVIAR A ATIVIDADE MAPA:



Sobre o arquivo a ser enviado:

> Utilize o formulário padrão para realização do MAPA disponível em > Material da Disciplina.

> O arquivo deve ser enviado exclusivamente pelo seu Studeo no campo "MAPA" dessa disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas formatos PDF e DOC-x são aceitos.

> Somente UM arquivo pode ser anexado no Studeo.

> A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então faça com cuidado, responda à demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.



Problemas frequentes a evitar:

> Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina, para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Exemplo: MAPA_Avaliação Nutricional_MariaSantos.pdf. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho e ele pode ser zerado.

​> Verifique se você está enviando o arquivo corretamente. Para arquivos trocados e faltando informações não serão concedidas reaberturas dentro e após o prazo da atividade.

> Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.



Como enviar o seu arquivo:

> Ao final do enunciado dessa atividade, no Studeo, tem uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar até ela.

> Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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