
Partículas microscópicas existentes na atmosfera funcionam como núcleos de condensação de vapor de água
Partículas microscópicas existentes na atmosfera funcionam como núcleos de condensação de vapor de água
Partículas microscópicas existentes na atmosfera funcionam como núcleos de condensação de vapor de água que, sob condições adequadas de temperatura e pressão, propiciam a formação das nuvens e consequentemente das chuvas. No ar atmosférico, tais partículas são formadas pela reação de ácidos (HX) com a base NH3, de forma natural ou antropogênica, dando origem a sais de amônio (NH4X), de acordo com a equação química genérica:

A fixação de moléculas de vapor de água pelos núcleos de condensação ocorre por
A) ligações iônicas.
B) interações dipolo-dipolo.
C) interações dipolo-dipolo induzido.
D) interações íon-dipolo.
E) ligações covalentes.
Solução
A água é uma molécula polar, o que significa que possui um dipolo elétrico devido à diferença de eletronegatividade entre o oxigênio e os átomos de hidrogênio. Por outro lado, os sais de amônio (NH₄X) são compostos iônicos, que possuem por íons amônio (NH₄⁺) e (X⁻).
Quando os sais entram em contato com água, ocorre interação entre os íons do sal e as moléculas de água. Essa interação é chamada de interação íon-dipolo. Nessa interação, os íons carregados do sal se atraem para as extremidades polarizadas das moléculas de água. Portanto, concluímos que a fixação de moléculas de vapor de água pelos núcleos de condensação ocorre por interações íon-dipolo (íons interagindo com um dipolo elétrico, ou seja, uma molécula apolar).
Alternativa D

Olá, somos a Prime Educacional!


