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Era um gato preto, como convinha a um cultor das boas letras, que já lera Poe traduzido por Baudelaire. Preto e gordo.

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Era um gato preto, como convinha a um cultor das boas letras, que já lera Poe traduzido por Baudelaire. Preto e gordo.

Era um gato preto, como convinha a um cultor das boas letras, que já lera Poe traduzido por Baudelaire. Preto e gordo. E lerdo. Tão gordo e lerdo que a certa altura observei que ia perdendo inteiramente as qualidades características da raça, que são em suma o ódio de morte aos ratos. Já nem os afugentava! Os ratos de Ouro Preto são também dignos e solenes — não ria — tradicionalistas… descendentes de outros ratos que naqueles mesmos casarões presenciaram acontecimentos importantes da nossa história… No sobrado do desembargador Tomás Antônio Gonzaga, imagine o senhor uma reunião dos sonhadores inconfidentes, com os antepassados daqueles ratos a passearem pelo sótão ou mesmo pelo assoalho por entre as pernas dos homens absortos na esperança da independência nacional! E depois, os ancestres daqueles roedores que eu via agora deslizar sutilmente no meu quarto podiam ter subido pelo poste da ignomínia colonial, onde estava exposta a cabeça do Tiradentes! E quando as órbitas se descarnaram ignominiosamente, podiam até ter penetrado no recesso daquele crânio onde verdadeiramente ardera a literatura, com a simplicidade do heroísmo, a febre nacionalista…

ALPHONSUS, J. Contos e novelas. Rio de Janeiro: Imago; Brasília: INL, 1976.

Descrevendo seu gato, o narrador remete ao contexto e a protagonistas da Inconfidência para criar um efeito desconcertante centrado no

A) desenho imaginativo do casario colonial de Ouro Preto.

B) efeito de apagamento de limites entre ficção e realidade.

C) vínculo estabelecido entre animais urbanos e literatura.

D) questionamento sutil quanto à sanidade dos inconfidentes.

E) contraste entre austeridade pomposa e imagem repugnante.

Solução

O narrador cria um efeito desconcertante ao contrastar a austeridade pomposa dos protagonistas da Inconfidência Mineira com a imagem repugnante dos ratos que habitam o mesmo espaço histórico. A descrição dos ratos, que possivelmente presenciaram momentos importantes da história, como a morte de Tiradentes, e a sugestão de que esses roedores teriam invadido o crânio de um herói nacional, gera esse contraste entre a grandeza do passado e a degradação associada à imagem dos roedores.

Alternativa E

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